Na vida agitada que levamos, muitas vezes deixamos de nos alimentarmos bem por falta de tempo. Por conta disso, escolhemos lanches rápidos e guloseimas para mascarar a nossa fome e assim tentar “bular” nosso organismo até o próximo horário em que realmente teremos o tempo apropriado para nos alimentar.
Bom, em muitos casos deixamos de consumir um almoço a base de salada, feijão, arroz e uma proteína (carne, frango ou peixe) para consumimos um hambúrguer. Será que estamos substituindo (reduzindo ou aumentando?) as calorias do almoço de forma correta?

Vejamos:

Um almoço equilibrado, composto por Feijão + Arroz + Salada + Carne + Mamão (sobremesa) lhe proporcionará uma refeição com 520 kcal com qualidade nutricional. Será uma refeição rica em vitaminas, minerais e fibras.
Esse mesmo valor calórico equivale a, APENAS, 1 torta de camarão pequena + 1 copo de refrigerante. É um lanche rápido que somente lhe trará “calorias vazias”, ou seja, não vai agregar nenhum valor nutricional à sua refeição.

Pense ainda, se você consumir 01 Cheddar McMelt + 1 refrigerante (300ml). Você estará consumindo mais calorias do que se almoçasse normalmente (684 kcal).

Vamos pensar em um dia que você comeu um BigMac + Fritas + Refrigerante. Esse “lanche” seu estará computando 1106 kcal no seu consumo energético diário, enquanto que o consumo de um almoço composto por Feijão + Arroz + Salada + Frango + Suco de laranja + Salada de fruta (sobremesa) lhe proporcionaria 945 kcal de alimentos de qualidade, além de lhe proporcionar saciedade por mais tempo.
Considerando que no lanche da tarde algumas pessoas também não se alimentem corretamente, novas calorias de qualidade nutricional ruim serão cnsumidas. Resultado: acaba consumindo doce durante toda tarde ou caramelos para “enganar a fome”. Veja a diferença nutricional (em termos de qualidade dos alimentos) que você estará consumindo em um lanche desse tipo:

Muito bem. No final do dia você terá consumido, pelo menos, 875 kcal sem nenhum valor nutricional agregado, ou seja, serão 875 kcal em “calorias vazias” que serão acumuladas no organismo na forma de gordura, especialmente na região abdominal.

Dessa forma, fica claro a importância de dispor de tempo suficiente para realizar refeições de melhor qualidade, mantendo o equilíbrio do nosso organismo.